terça-feira, 6 de outubro de 2015

Outubro Rosa

 Por que este mês?

  Na ultima década do século XX, nos Estados Unidos eram feitas varias ações isoladas referente ao câncer de mama. Após o crescimento dessas ações, o Congresso Americano aprovou a iniciativa, e o mês se tornou nacional de prevenção do câncer de mama.
 O primeiro movimento no Brasil foi em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes pela causa,com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

 Este ano a fim de chamar atenção para causa, a AVON  iluminou o parque Ibirapuera:

 Quem deseja participar do movimento, no dia 12 de outubro, a Avon realizará uma caminhada gratuita de três quilômetros em torno do Parque Ibirapuera às 7h. As 3 mil primeiras pessoas que chegarem ao ponto de encontro (em frente à Assembleia Legislativa), ganharão uma camiseta rosa da campanha Avon Contra o Câncer de Mama.  
 
Curiosidades
- Implante de silicone: a mamografia pode ser realizada em pacientes com prótese de silicone nas mamas, através de técnicas para o seu afastamento. Mesmo assim, para o diagnóstico preciso, é aconselhável a utilização da ressonância magnética. É muito importante que seja feita uma avaliação pré-operatória com um mastologista para que todas as informações sejam passadas à mulher. Será recomendada a não utilização do implante nos casos onde a mulher apresente algum tipo de lesão ou nódulo que necessite de avaliação, o alto risco pelo fator hereditário (mãe ou irmã com câncer de mama) ou se apresentar dificuldade de diagnóstico devido à hiperdensidade da mama. Também são importantes as revisões periódicas e exames clínicos, pelo menos uma vez ao ano.

- Estresse: o nosso corpo tem condições suficientes para lidar com os mais diferentes eventos do dia a dia. Entretanto, em situações de estresse, ele passa a utilizar mecanismos responsáveis pelo preparo físico, definidos como “reação de luta ou de fuga”, onde estão presentes hormônios que atuam diretamente no sistema imunológico. Dessa forma, se o estimulo de estresse persistir, acontecerá a depressão desse sistema, facilitando o desenvolvimento de tumores e as mais diversas doenças.

- Tabagismo e álcool: a gravidade da relação entre o tabagismo, o álcool e o câncer de mama permanecem em discussão, mas está claro que o inicio desses hábitos ainda na juventude aumenta todos os riscos de adquirir implicações na saúde, inclusive o câncer de mama.

- Amamentação: tanto a amamentação quanto o número de filhos protegem a glândula mamária contra o câncer. De acordo com uma pesquisa realizada entre uma população de índias da tribo Xavantes do Mato Grosso, feita por pesquisadores do estado e da Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, revelou-se que estas mulheres por seu hábito de vida e maior tempo de amamentação possuem menores chances de contrair um câncer. Outros trabalhos demonstraram ainda que, em uma população de mulheres, cada ano de amamentação reduziu, em média, sete vezes o risco, e cada filho nascido, em quatro vezes. Ou seja, amamentar seu filho não faz bem somente a ele, mas também a você.

 Lembrando, que como qualquer outra doença, com diagnostico precoce, a chance de cura é alta. Vamos fazer o auto exame?



Ilustrações da Unimed
Informações: infocancerdemama.com


                                             Nós apoiamos está causa, e você?                                                Mulher que se toca, se cuida!







Nenhum comentário:

Postar um comentário